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Exercício de Sistema de Equações !

Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor LuizCarlos » Seg Ago 15, 2011 18:16

Estou tentando fazer esse exercício por meio do método da adição ! mas não estou conseguindo !

3x - 15y = 9

x = - y

(3x - 15y) + x = 9 + (- y)

3x - 15y + x = 9 - y

3x + x - 15y + y = 9

4x - 14y = 9

4x = 9 + 14y

x = \frac{9 + 14y}{4}

\frac{9 + 14y}{4} = /frac{-y}{1}

\frac{9 + 14y = 4.(-y)}{4}

9 + 14y = - 4y

14y + 4y = -9

18y = -9

y = - \frac{9}{18}

y = - \frac{3}{6}

y = - \frac{1}{2}

Fiz dessa forma, está certo o valor de y ?
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor LuizCarlos » Seg Ago 15, 2011 18:17

LuizCarlos escreveu:Estou tentando fazer esse exercício por meio do método da adição ! mas não estou conseguindo !

3x - 15y = 9

x = - y

(3x - 15y) + x = 9 + (- y)

3x - 15y + x = 9 - y

3x + x - 15y + y = 9

4x - 14y = 9

4x = 9 + 14y

x = \frac{9 + 14y}{4}

\frac{9 + 14y}{4} = /frac{-y}{1}

\frac{9 + 14y = 4.(-y)}{4}

9 + 14y = - 4y

14y + 4y = -9

18y = -9

y = - \frac{9}{18}

y = - \frac{3}{6}

y = - \frac{1}{2}


x = - (-\frac{1}{2})

x = \frac{1}{2}



Essa é a forma correta do método de adição ?

Está certo o valor de y ?
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor Molina » Seg Ago 15, 2011 21:46

Luiz Carlos, coloque o enunciado inteiro para que alguém possa te ajudar.

Da forma que você colocou não dá para saber de onde você partiu e onde quer chegar.
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor Caradoc » Seg Ago 15, 2011 22:12

O resultado está certo, mas veja que você deu muita volta até chegar na resposta.
A estratégia no método da adição é tentar somar de modo que uma variável se cancele.
Do jeito que você fez, você apenas somou as duas equações e depois isolou uma das variáveis e substituiu na outra equação.

Se fosse para fazer por substituição, como você tem que x = -y então seria válido substituir o x multiplicando na primeira equação, por -y.
Assim:

3(-y)-15y=9

-18y=9

y=-\frac{1}{2}

Já para fazer o método da adição, você teria que multiplicar uma das equações (ou as duas) de modo conveniente para cancelar uma variável.
Por exemplo, poderiamos multiplicar a segunda equação por -3 e somar as equações:

\begin{cases}
 3x-15y=9\\
-3x=3y
\end{cases}

O x cancelaria e ficaríamos com:

-15y=9+3y
-18y=9
y=-\frac{1}{2}
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor LuizCarlos » Ter Ago 16, 2011 00:17

Caradoc escreveu:O resultado está certo, mas veja que você deu muita volta até chegar na resposta.
A estratégia no método da adição é tentar somar de modo que uma variável se cancele.
Do jeito que você fez, você apenas somou as duas equações e depois isolou uma das variáveis e substituiu na outra equação.

Se fosse para fazer por substituição, como você tem que x = -y então seria válido substituir o x multiplicando na primeira equação, por -y.
Assim:

3(-y)-15y=9

-18y=9

y=-\frac{1}{2}

Já para fazer o método da adição, você teria que multiplicar uma das equações (ou as duas) de modo conveniente para cancelar uma variável.
Por exemplo, poderiamos multiplicar a segunda equação por -3 e somar as equações:

\begin{cases}
 3x-15y=9\\
-3x=3y
\end{cases}

O x cancelaria e ficaríamos com:

-15y=9+3y
-18y=9
y=-\frac{1}{2}


Ola Caradoc, obrigado por me ajudar !

Essa parte do método da substituição eu entendi ! porem o método da adição que você explicou, não consegui entender!

Entendi que você multiplica a segunda equação por - 3 , ficando - 3x = - 3y

Entendi que foi feito a adição 3x + (- 3x) que no caso resultando Zero !

Não entendi a parte do - 15y = 9 + 3y
- 18y = 9

Pra mim ficaria assim - 15y = 9
0 = -3y
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor Caradoc » Ter Ago 16, 2011 10:31

Para manter a igualdade, temos que somar em ambos os lados da equação a mesma quantia.

Eu somei o -3x do lado esquerdo da primeira equação e somei o 3y no lado direito da primeira equação.
Como na segunda equação -3x = 3y, o que eu fiz foi válido, pois apenas somei de cada lado da equação um mesmo valor, não alterando a igualdade.

A soma das equações seria assim:

-3x + 15y -3x = 9 + 3y

Você pode pensar da mesma forma que faz uma soma com números, passe um risco em baixo das duas equações, coloque um sinal de igual alinhado e some tudo que está antes do igual nas 2 equações e todo que está depois.
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor LuizCarlos » Ter Ago 16, 2011 12:53

Caradoc escreveu:Para manter a igualdade, temos que somar em ambos os lados da equação a mesma quantia.

Eu somei o -3x do lado esquerdo da primeira equação e somei o 3y no lado direito da primeira equação.
Como na segunda equação -3x = 3y, o que eu fiz foi válido, pois apenas somei de cada lado da equação um mesmo valor, não alterando a igualdade.

A soma das equações seria assim:

-3x + 15y -3x = 9 + 3y

Você pode pensar da mesma forma que faz uma soma com números, passe um risco em baixo das duas equações, coloque um sinal de igual alinhado e some tudo que está antes do igual nas 2 equações e todo que está depois.


Ola amigo, Caradoc, entendi agora, porem estou em duvida somente agora na questão, de olhar as duas equações e saber, por qual número eu devo multiplicar!

Por exemplo, nesse sistema ae, você de cara ja observou que multiplicando a segunda equação por - 3
o x ficaria - 3x
que iria cancelar com o 3x da primeira equação

Eu tenho dificuldades em observar isso, por exemplo esse sistema aqui !

- x + \frac{y}{2} = - 5

3x + 7y = - 2

como ficaria pelo método da adição, de forma resumida, para eu não precisar fazer aquela conta gigante que eu faço !
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Re: Exercício de Sistema de Equações !

Mensagempor Caradoc » Ter Ago 16, 2011 14:59

Sempre tem vários jeitos de ajeitar o sistema de modo conveniente.
Com a prática você vai pegando qual a operação mais fácil.

Neste segundo caso eu multiplicaria toda a primeira equação por 3, ficando:

-3x + \frac{3y}{2} = -15

Que somando com a segunda iria eliminar o x.

Mas note que eu também poderia fazer de um modo diferente, multiplicando por exemplo a primeira equação por -14:

14x - 7y = 70

Nesse caso ao somar com a segunda equação eu eliminaria a variável y.
Você pode multiplicar a equação inteira por qualquer número, seja ele positivo, negativo ou uma fração. A estratégia é sempre tentar eliminar uma variável.
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Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D