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Linguagem matematica e algebra

Linguagem matematica e algebra

Mensagempor luiz syncode » Sex Jul 01, 2011 12:07

Peço ajuda aos amigos daqui do forum para me ajudar com isto:
( \mathbb{N} \supseteq \forall \textit{S} \neq \varnothing ) \wedge 
( m \leq n \Leftrightarrow  m + x = n \mid  x \in  \mathbb{N}_{0}, \forall (n,
m) \in \mathbb{N} ) \Rightarrow \exists m \in \textit{S}

Escrevi corretamente? O que vcs entendem por isso?
Posso utilizar o "e" lógico ( \wedge ) desta forma?
O que vcs sugerem para que eu possa definir que para todo conjunto não vazio pertencente ao conjunto dos numeros naturais existe um elemento minimo?
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Re: Linguagem matematica e algebra

Mensagempor LuizAquino » Sáb Jul 02, 2011 13:08

luiz syncode escreveu:Peço ajuda aos amigos daqui do forum para me ajudar com isto:
( \mathbb{N} \supseteq \forall \textit{S} \neq \varnothing ) \wedge 
( m \leq n \Leftrightarrow  m + x = n \mid  x \in  \mathbb{N}_{0}, \forall (n,
m) \in \mathbb{N} ) \Rightarrow \exists m \in \textit{S}

Escrevi corretamente?

Não escreveu.

luiz syncode escreveu:O que vcs entendem por isso?


Literalmente, está escrito algo como:
"Se \mathbb{N} contém ou é igual para todo S não vazio e m \leq n se, e somente se, m + x = n, com x pertencente a \mathbb{N}_{0}, para todo (n, m) pertencentes a \mathbb{N}, então existe m pertencente a S".

Perceba como esse texto está sem sentido!

luiz syncode escreveu:Posso utilizar o "e" lógico ( \wedge ) desta forma?

Nesse caso, como você viu acima, ficou ruim.

luiz syncode escreveu:O que vcs sugerem para que eu possa definir que para todo conjunto não vazio pertencente ao conjunto dos numeros naturais existe um elemento minimo?

\forall S \subseteq \mathbb{N}, com S\neq \varnothing, \exists \, m\in S tal que m \leq n, \forall n\in S .
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Re: Linguagem matematica e algebra

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jul 02, 2011 18:45

Luiz, aqui vai um comentário pessoal: existem certas expressões que são muito complicadas de serem escritas simbolicamente, portanto em vez de ajudar a compreensão elas dificultam, o que é considerado ruim em muitos casos. Nós procuramos sempre deixar um texto da maneira mais objetiva e clara, e um texto quase que puramente simbólico vai contra essa idéia.

Apenas relembrando, um comentário pessoal. Não pretendo ser ofensivo.
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Re: Linguagem matematica e algebra

Mensagempor luiz syncode » Sáb Jul 02, 2011 22:14

Muitíssimo obrigado aos senhores LuizAquino e MarceloFantini pelas respostas.

\forall S \subseteq \mathbb{N}, com S\neq \varnothing, \exists \, m\in S tal que m \leq n, \forall n\in S .
Isto realmente está bem melhor.

Mas e se eu quiser mostrar que para m \leq n ser verdadeiro, devemos ter que
\forall (n, m) \in \mathbb{N} \, \exists x \in \mathbb{N}_{0}, tal que m + x = n
Como eu poderia mostrar isso, também, mas de forma correta?

Eu também acho muito complicado escrever simbolicamente e também acho que todos os textos que encontro sobre matemática poderiam ter expressões simbólicas, desde que ninguem se esquecesse de "traduzi-las" para o portugues. Mas como isso não acontece, sou obrigado a aprender muito bem a simbologia matemática para entender os textos com os quais tenho me deparado.

Estou me obrigando, apartir de hoje, entender bem a simbologia porque eu adoro matemática. Assim como eu aprendi um pouco de ingles vivenciando ele num país extrangeiro, eu só poderei aprender a simbologia matemática aqui, com vocês, vivenciando e sendo corrigido. Muito obrigado novamente a vcs.
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Re: Linguagem matematica e algebra

Mensagempor LuizAquino » Ter Jul 05, 2011 23:04

luiz syncode escreveu:Eu também acho muito complicado escrever simbolicamente e também acho que todos os textos que encontro sobre matemática poderiam ter expressões simbólicas, desde que ninguem se esquecesse de "traduzi-las" para o portugues. Mas como isso não acontece, sou obrigado a aprender muito bem a simbologia matemática para entender os textos com os quais tenho me deparado.

Em qualquer área do conhecimento humano, é necessário que os estudantes e profissionais dessa área conheçam os termos técnicos e simbologias utilizadas. Com a Matemática isso não é diferente. É obrigação do leitor fazer a tradução do que está escrito simbolicamente para a sua língua materna.

Aliás, a Matemática é talvez a única área em que a maior parte de seus textos podem ser lidos por nativos de qualquer língua. Não importa em que língua você é nativo, se você estuda (ou trabalha com Matemática) saberá o que significa o texto abaixo:
m, n \in \mathbb{N}, m \leq n \Rightarrow \exists x\in\mathbb{N}_0, m+x = n .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?