por Jorge Rodrigo » Qua Mai 18, 2011 20:41
Boa noite!
Meu nome é Jorge Rodrigo e estou cursando duas disciplinas (que ficaram pendentes no meu primeiro período, atualmente estou no segundo, mas cursando ainda essas disciplinas) do primeiro período de matemática na Rural de Nova Iguaçu e gostaria, se possível, que me ajudassem a resolver uma questão da minha lista de exercícios.... ai vai:
![\sqrt[]{{\left[ \frac{1}{2}*\left(\frac{a}{b} \right)^\frac{-1}{2}-\frac{1}{2}*\left\left(\frac{b}{a} \right)^\left(\frac{-1}{2} \right)\right]}^{-2}+1} \sqrt[]{{\left[ \frac{1}{2}*\left(\frac{a}{b} \right)^\frac{-1}{2}-\frac{1}{2}*\left\left(\frac{b}{a} \right)^\left(\frac{-1}{2} \right)\right]}^{-2}+1}](/latexrender/pictures/cc8459cee2bc3bb67e99a95686551072.png)
O gabarito é: a + b/|a - b|.
Abaixo segue minha resolução:
Aplicando propriedades das potências, temos:
![\Rightarrow\sqrt[]{{\left[ \frac{1}{2}*\sqrt[]{\frac{b}{a}} -\frac{1}{2}*\sqrt[]{\frac{a}{b}}\right]}^{-2}+1} \Rightarrow\sqrt[]{{\left[ \frac{1}{2}*\sqrt[]{\frac{b}{a}} -\frac{1}{2}*\sqrt[]{\frac{a}{b}}\right]}^{-2}+1}](/latexrender/pictures/0a448f70a0da879e43e44062446c83d5.png)
Introduzindo um fator no radical, temos:
![\Rightarrow\sqrt[]{{\left[\frac{\sqrt[]{b}}{\sqrt[]{4a}}-\frac{\sqrt[]{a}}{\sqrt[]{4b}}\right]}^{-2}+1} \Rightarrow\sqrt[]{{\left[\frac{\sqrt[]{b}}{\sqrt[]{4a}}-\frac{\sqrt[]{a}}{\sqrt[]{4b}}\right]}^{-2}+1}](/latexrender/pictures/f35583abd27a20b0ca20db779c9952d7.png)
Aplicando propriedades da potências, temos:
![\Rightarrow\sqrt[]{{\left[\frac{\sqrt[]{4a}}{\sqrt[]{b}}-\frac{\sqrt[]{4b}}{\sqrt[]{a}}\right]}^{2}+1} \Rightarrow\sqrt[]{{\left[\frac{\sqrt[]{4a}}{\sqrt[]{b}}-\frac{\sqrt[]{4b}}{\sqrt[]{a}}\right]}^{2}+1}](/latexrender/pictures/923fd2a2fa263835e1f5ad710cdeb531.png)
Igualando os denominadores, temos:
![\Rightarrow\sqrt[]{{\left[\frac{{2a}}{\sqrt[]{ba}}-\frac{{2b}}{\sqrt[]{ba}}\right]}^{2}+1} \Rightarrow\sqrt[]{{\left[\frac{{2a}}{\sqrt[]{ba}}-\frac{{2b}}{\sqrt[]{ba}}\right]}^{2}+1}](/latexrender/pictures/de8eaef099f9e9fd692bcdf2bfa46f6b.png)
Aplicando produtos notáveis, temos:
![\Rightarrow\sqrt[]{\frac{{4a}^{2}}{ba}-\frac{8ab}{ba}+\frac{{4b}^{2}}{ba}+1} \Rightarrow\sqrt[]{\frac{{4a}^{2}}{ba}-\frac{8ab}{ba}+\frac{{4b}^{2}}{ba}+1}](/latexrender/pictures/89d6dce4828e46fd8999e688b5863452.png)
Resolvendo a expressão, temos:
![\Rightarrow\sqrt[]{{4a}^{2}-{7ab}+{4b}^{2}} \Rightarrow\sqrt[]{{4a}^{2}-{7ab}+{4b}^{2}}](/latexrender/pictures/a3730019b6598830bcff2ddccb9b28c3.png)
... consegui chegar até aqui!
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Jorge Rodrigo
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por MarceloFantini » Qua Mai 18, 2011 21:19
Errou nas segunda propriedade de potências. Tem que ser uma fração única para aplicar, e não aplicar a cada fração individual. Tente refazer.
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por Molina » Qua Mai 18, 2011 21:25
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por norberto » Qua Mai 18, 2011 21:33
Oi Jorge :
Você estava até se saindo bem. Mas tem um momento em que você comete um engano muito comum.
O fato de :
![{\left[ \frac{m}{n} \right]}^{-2} {\left[ \frac{m}{n} \right]}^{-2}](/latexrender/pictures/bffe43074b594a2a0bb87ff307038c4a.png)
=
![{\left[ \frac{n}{m} \right]}^{2} {\left[ \frac{n}{m} \right]}^{2}](/latexrender/pictures/04dd5e7bc310f45c15c6247ffcb3ae39.png)
não significa que :
![{\left[ \frac{m}{n} + \frac{o}{p} \right]}^{-2} {\left[ \frac{m}{n} + \frac{o}{p} \right]}^{-2}](/latexrender/pictures/b5d3156ff01b2a32acb1bb7e52b57918.png)
=
![{\left[ \frac{n}{m} + \frac{p}{o} \right]}^{2} {\left[ \frac{n}{m} + \frac{p}{o} \right]}^{2}](/latexrender/pictures/449af5001ade0d4cb640c2f165c8c4d6.png)
Na verdade, você tem que converter o valor entre colchetes em uma única fração. Neste caso, seria :
(1)
![{\left[ \frac{m}{n} + \frac{o}{p} \right]}^{-2} {\left[ \frac{m}{n} + \frac{o}{p} \right]}^{-2}](/latexrender/pictures/b5d3156ff01b2a32acb1bb7e52b57918.png)
=
![{\left[ \frac{pm + no}{np} \right]}^{-2} {\left[ \frac{pm + no}{np} \right]}^{-2}](/latexrender/pictures/e6cc80305faed4eb9ebe29c33b6c4073.png)
E agora sim :
(2)
![{\left[ \frac{pm + no}{np} \right]}^{-2} {\left[ \frac{pm + no}{np} \right]}^{-2}](/latexrender/pictures/e6cc80305faed4eb9ebe29c33b6c4073.png)
=
![{\left[ \frac{np}{pm + no} \right]}^{2} {\left[ \frac{np}{pm + no} \right]}^{2}](/latexrender/pictures/7d5143947394da00efac7864b85c2ea3.png)
Creio que você conseguirá desenvolver a questão a partir daí.
Caso contrário, poste suas dúvidas.
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por Jorge Rodrigo » Sex Mai 20, 2011 02:47
Boa noite pessoal!!!!
Primeiramente gostaria de agradecer pelas orientações na resolução da questão. Só permaneceu uma pequena dúvida. O gabarito do livro dá como resultado:
a + b/|a - b| e não a + b/|b - a|. Ou pelo fato de ser módulo a ordem do termos não importa (pois o módulo de um número é sempre positivo: |a| = {a, se a >=0 ou -a, se a<0), ou seja, posso aplicar a propriedade comutativa nesse final?
Desde já, muito obrigado
-
Jorge Rodrigo
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por Molina » Sex Mai 20, 2011 10:29
Bom dia, Jorge.
Isso mesmo.
Note que, por exemplo,


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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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