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Inequação Modular (Dúvida)

Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor renanrdaros » Ter Mar 22, 2011 23:33

Como faço para resolver esta inequação sem o método de elevar ambos os lados ao quadrado?

|x-2|<|x+1|

Sempre que tento resolver acabo cancelando a variável x em ambos os lados.
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Re: Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor MarceloFantini » Qua Mar 23, 2011 00:08

Tente passar |x+1| para o outro lado, avalie onde cada módulo é positivo e negativo e trabalhe com cada caso.
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Re: Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor renanrdaros » Qua Mar 23, 2011 00:58

Fantini,

Passei (x+1) para o outro lado, mas dá no mesmo. Continuo anulando a variável x.
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Re: Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor MarceloFantini » Qua Mar 23, 2011 01:00

Você não fez a avaliação que eu comentei. Existe um caso onde x não se anula.
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Re: Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor renanrdaros » Qua Mar 23, 2011 01:29

Valeu, Fantini.

Analisei os casos restantes e cheguei perto do resultado. Por que perto do resultado? Porque, pelos meus cálculos, eu tenho uma condição que me diz que x<2.

|x-2| = -x+2, se x-2<0 <--> x<2

O resultado correto da questão seria: S=\left(\frac{1}{2};+\infty \right)

Com a condição citada eu cheguei em S=\left(\frac{1}{2};2 \right)

Onde é que eu tô fazendo a confusão???????
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Re: Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor LuizAquino » Qua Mar 23, 2011 08:32

Analise o sinal dos termos (x+1) e (x-2) como já havia sido dito.
inequacao-modular.png
inequacao-modular.png (3.06 KiB) Exibido 10503 vezes


Desse modo, a inequação |x-2|<|x+1| gera tem 3 inequações:
(i) -(x-2) < -(x+1), se x < -1.
(ii) -(x-2) < (x+1), se -1<= x < 2.
(iii) x-2 < x+1, se x >= 2.

Resolva cada uma das inequações e em seguida tome a união das soluções.
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Re: Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor renanrdaros » Qua Mar 23, 2011 11:02

Luiz,

Eu estou resolvendo cada um dos casos, mas sempre chego em S=\left(\frac{1}{2};2 \right) por causa das condições.
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Re: Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor LuizAquino » Qua Mar 23, 2011 11:23

|x-2|<|x+1|

(i) -(x-2) < -(x+1), se x < -1.
x-2 > x+1
-2 > 1
S1 = (-\infty,\,-1)\cap \varnothing = \varnothing

(ii) -(x-2) < (x+1), se -1<= x < 2.
x-2 > -x-1
x > 1/2
S2 = [-1,\, 2)\cap \left(\frac{1}{2},\, +\infty\right) = \left(\frac{1}{2},\, 2\right)

(iii) x-2 < x+1, se x >= 2.
-2 < 1
S3 = [2,\, +\infty)\cap \mathbb{R} = [2,\, +\infty)

Solução final:
S = S1 \cup S2 \cup S3 = \left(\frac{1}{2},\, +\infty\right)
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Re: Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor renanrdaros » Qua Mar 23, 2011 11:31

LuizAquino escreveu:(iii) x-2 < x+1, se x >= 2.
-2 < 1
S3 = [2,\, +\infty)\cap \mathbb{R} = [2,\, +\infty)


Era sempre nessa parte que eu encalhava. Eu achava que por ficar sem uma variável x na resolução do problema, ele não tinha solução.
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Re: Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor LuizAquino » Qua Mar 23, 2011 12:10

Vale a pena enxergar a interpretação geométrica dessa inequação modular.

Se f(x)=|x-2| e g(x)=|x+1|, você quer saber quando que f(x)<g(x). Ou seja, quando o gráfico da função f está abaixo do gráfico da função g. A figura abaixo ilustra essa situação.

graficos-funcoes-modulares.png
graficos-funcoes-modulares.png (4.54 KiB) Exibido 10497 vezes
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Re: Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor renanrdaros » Qua Mar 23, 2011 17:05

LuizAquino escreveu:|x-2|<|x+1|

(i) -(x-2) < -(x+1), se x < -1.
x-2 > x+1
-2 > 1
S1 = (-\infty,\,-1)\cap \varnothing = \varnothing

(ii) -(x-2) < (x+1), se -1<= x < 2.
x-2 > -x-1
x > 1/2
S2 = [-1,\, 2)\cap \left(\frac{1}{2},\, +\infty\right) = \left(\frac{1}{2},\, 2\right)

(iii) x-2 < x+1, se x >= 2.
-2 < 1
S3 = [2,\, +\infty)\cap \mathbb{R} = [2,\, +\infty)

Solução final:
S = S1 \cup S2 \cup S3 = \left(\frac{1}{2},\, +\infty\right)



LuizAquino,

Uma última dúvida: Por que você não aprensentou também o caso em que: |x-2|\geq0 e |x+1|<0 ??
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Re: Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor renanrdaros » Qua Mar 23, 2011 17:06

Foi porque, de cara, uma condição anula a outra?
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Re: Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor LuizAquino » Qua Mar 23, 2011 17:19

Basta interpretar a análise dos sinais que fiz anteriormente e você deve perceber que temos que nos preocupar apenas com três casos:
(i) Quando x < -1.
(ii) Quando -1 <= x < 2.
(iii) Quando x >= 2.
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Re: Inequação Modular (Dúvida)

Mensagempor renanrdaros » Qua Mar 23, 2011 17:36

Foi o que eu quis dizer. Se eu fosse analisar um quarto caso ficaria:

(iv) x\geq2 e x<-1

Uma condição estaria anulando a outra.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?