• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Equação de 2º Grau

Equação de 2º Grau

Mensagempor lucas7 » Seg Mar 07, 2011 18:08

Boa tarde pessoal! Sei usar a bháskara para resolver equações de segundo grau, mas nesses dois casos estou perdido:

\frac{x^2}{3} = \frac{8}{3} + \frac{x}{9}

e

\frac{x^2}{6} = \frac{3x}{2} - 3

O resultados são, respectivamente, {-8/3, 3} e {3, 6}.

Alguém pode me ajudar com um passo-a-passo por favor? Obrigado desde já!
O gênio, esse poder que deslumbra os olhos humanos, não é outra coisa senão a perseverança bem disfarçada.
Johann Goethe
lucas7
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Fev 15, 2011 19:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Controle e Automação
Andamento: cursando

Re: Equação de 2º Grau

Mensagempor Elcioschin » Seg Mar 07, 2011 18:11

1) Multiplique os dois membros por 9 e monte a equação do 2º grau

2) Idem multiplique por 6
Elcioschin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 624
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: formado

Re: Equação de 2º Grau

Mensagempor lucas7 » Seg Mar 07, 2011 18:36

O que você quer dizer? Fazer o mmc?
a primeira fica \frac{\frac{1}{9}+-\sqrt[2]{\frac{289}{9}}}{\frac{6}{9}}

e a segunda \frac{\frac{3}{2} +- \sqrt[2]{\frac{9}{4}+2}}{\frac{2}{3}}

não dá...
O gênio, esse poder que deslumbra os olhos humanos, não é outra coisa senão a perseverança bem disfarçada.
Johann Goethe
lucas7
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Fev 15, 2011 19:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Controle e Automação
Andamento: cursando

Re: Equação de 2º Grau

Mensagempor Elcioschin » Ter Mar 08, 2011 13:41

Você NÃO fez o que eu sugeri:

1) Na primeira questão multiplique os dois membros da equação pelo mmc = 9

2) Idem ----> mmc = 6
Elcioschin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 624
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: formado

Re: Equação de 2º Grau

Mensagempor Abelardo » Ter Mar 08, 2011 14:52

1.Calcula o mmc da equação \frac{{x}^{2}}{3}=\frac{8}{3}+\frac{x}{9} que é nove.

2. Dividindo os denominadores por nove e multiplicando pelos respectivos numerados teremos: \frac{3{x}^{2}=24+x}{9}

3. Eliminando o denominador e passando 24+x para o primeiro membro teremos: 3{x}^{2}-x-24=0
Já podes responder ''normalmente'' a equação.

Com a segunda equação tu fazes o mesmo, calcula o mmc de 6 e 2; divide o mmc (6,2) pelos denominadores e multiplica pelos respectivos numeradores; elimina o demoninador e passa os valores do segundo membro para o primeiro.
Avatar do usuário
Abelardo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 159
Registrado em: Qui Mar 03, 2011 01:45
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Equação de 2º Grau

Mensagempor lucas7 » Qua Mar 09, 2011 14:48

Elcioschin escreveu:Você NÃO fez o que eu sugeri:

1) Na primeira questão multiplique os dois membros da equação pelo mmc = 9

2) Idem ----> mmc = 6


Desculpe, realmente eu tinha feito diferente, mas entendi agora.
\frac{3x^2=24+x}{9}

\frac{1+-\sqrt[2]{1-4.3.(-24)}}{6}
\frac{1+-17}{6}

V={-(8/3), 3}

Obrigado Elcio e Abelardo.
O gênio, esse poder que deslumbra os olhos humanos, não é outra coisa senão a perseverança bem disfarçada.
Johann Goethe
lucas7
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Fev 15, 2011 19:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Controle e Automação
Andamento: cursando


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?