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ponto simétrico

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Mensagempor sinuca147 » Seg Mai 25, 2009 09:40

Veja este exercício:

Obtenha as coordenadas de um ponto simétrico ao ponto A(2;3) em relação
a) ao eixo x;
b) ao eixo y;
c) à origem do sistema de coordenadas

outro exercício:

Em um sistema cartesiano ortogonal, os pontos A (a;b) e B (c;d) são simétricos em relação ao eixo das ordenadas. Assim sendo, tem-se que:
a) {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} a < x < b}
b) {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} a < x \leq b}
c) {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} a < x \leq c}
d) {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} b \leq x <c}
e) {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} b <  x \leq c}

Como não sei o que é um ponto simétrico, gostaria que alguém me explica-se como resolver os dois exercícios.

Obrigado.
Carlos Roberto Rodrigues Júnior
sinuca147
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Re: ponto simétrico

Mensagempor Molina » Seg Mai 25, 2009 20:11

sinuca147 escreveu:Veja este exercício:

Obtenha as coordenadas de um ponto simétrico ao ponto A(2;3) em relação
a) ao eixo x;
b) ao eixo y;
c) à origem do sistema de coordenadas

Como não sei o que é um ponto simétrico, gostaria que alguém me explica-se como resolver os dois exercícios.

Obrigado.


Boa noite, sinuca.

Em termos geométricos, considera-se simetria como a semelhança exata da forma em torno de uma determinada linha (ou eixo), ponto ou plano.
Por exemplo. Pegando como reta a reta dos números reais, temos que 4 e -4 são simétricos em relação a origem (número 0).
10 e -10 são simétricos, 50 e -50 são simétricos, 1000 e -1000 são simétricos e assim sucessivamente...
Experimente fazer o seguinte: Construir em uma folha a reta dos números reais e dobre a folha no meio bem em cima do número zero.
Fazendo isso, os números simétricos ficarão um em cima do outro, concorda?

Para essa sua primeira dúvida você também pode fazer isso.
Construa um eixo de coordenadas (x,y) parecido com a figura abaixo:
Imagem
Marque o ponto A indicado pelo enunciado (x = 2 e y = 3)
Após marcar o ponto A, responda as questões:

a) simétrico ao eixo x: você irá dobrar a folha justamente no eixo x. Onde o ponto A que você marcou anteriormente parar em cima, vai ser o simétrico deste ponto, que chamaremos de B. Neste caso a resposta dará B(2,-3).

Faça o mesmo com o restante, só alterando a "dobra" do papel:
b) simétrico ao eixo y: dobre em cima do eixo y;
c) simétrico à origem do sistema de coordenadas: dobre em cima de ambos os eixos, x e y.

Tente fazer isso e exponha aqui sua dúvida (caso tenha), ok?

Bom estudo, :y:
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Re: ponto simétrico

Mensagempor sinuca147 » Seg Mai 25, 2009 23:52

Obrigado, olha este tópico aqui, o Jotapê desenhou um gráfico, ficou bem bacana, ele só tomou como ponto dado (2,-3) ao invés de (2;3).
http://www.somatematica.com.br/forumsm/ ... hp?t=50154
Carlos Roberto Rodrigues Júnior
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Re: ponto simétrico

Mensagempor gustavoluiss » Seg Jan 03, 2011 02:03

explica melhor alguém esta questão ????
dobra no papel pra onde ??
não intendi porfavor queria comprender esta questão também....
gustavoluiss
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?